SOC: efetividade do sistema de gestão ocupacional requer atualização dos dados dos trabalhadores
A partir de agora, todas as empresas associadas ao Seconci-Rio estarão integradas ao Sistema SOC, que reúne as informações relativas ao ambiente laboral e aos trabalhadores, facilitando a gestão de saúde ocupacional. Para garantia da efetividade e para melhor aproveitamento das funcionalidades do sistema é preciso que os dados cadastrais dos trabalhadores e as informações sobre eventos ocorridos estejam sempre atualizados, dentre eles:
– Exames admissional e demissional;
– Retorno ao Trabalho;
– Mudança de Função;
– Folha de Pagamento;
– Acidentes de Trabalho;
– Licença Saúde;
– Outras informações.
Com a implantação do SOC, o Seconci-Rio trouxe agilidade à gestão de programas ocupacionais das empresas, que terão como elaborar uma melhor estratégia de gerenciamento da saúde ocupacional, aproveitando as funcionalidades do sistema:
– Integração do PPRA com o PCMSO;
– ASO assinado biometricamente e digitalmente;
– Registro legal da contratação de pessoas com deficiência, de acordo com a legislação;
– Acesso à documentação legal obrigatória;
– Análise do LTCAT ;
– Acesso ao documento base do PPRA (tradicional ou com validação para o eSOCial), fazendo o mapeamento de riscos;
– Unificação e informatização do levantamento e o consequente envio de diversas informações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas referente aos trabalhadores, para o eSocial;
– Gerenciamento dos exames que não estão ligados à legislação trabalhista de SST;
– Acesso aos relatórios de exames ocupacionais realizados pelos trabalhadores;
– Registro dos dados atualizados de acidentes, incidentes, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade;
– Monitoramento dos atestados de saúde e licenças médicas.
De acordo com a gerente médica de saúde do Seconci-Rio, Gilda Maria, este é um passo importante para a modernização e facilitação dos processos que envolvem o gerenciamento da saúde ocupacional nas empresas. “Antes, as empresas precisavam entrar em contato conosco para que fosse feito o repasse dessas informações. Agora, poderão acessar prontamente os relatórios, por meio de acesso por login e senha, e conferir a situação dos exames dos colaboradores, de forma prática e mais ágil”, destaca ela.
As vantagens do SOC são latentes e aqueles que precisarem de mais informações ou tirar dúvidas sobre o sistema, basta entrar em contato com o Seconci-Rio, com o setor de SST, pelo telefone (21) 2101.2555.